Páginas

26 novembro, 2014

Lanchinhos saudáveis para comer em qualquer hora


Uma das 'coisas' mais difíceis de se ter uma alimentação saudável é encontrar uma maneira de driblar todos os contratempos de uma cidade grande e as pequenas também. A rotina corrida de fazer isso e aquilo. Esses intervalos são bem pequenos e exige uma refeição do tipo prática. As escolhidas são as Fast-food, que são prejudiciais a saúde.

Muitas pessoas que desejam ter uma vida mais saudável ficam na dúvida do que levar e são "obrigadas" as menos saudáveis. Eu sempre penso e vim trazer hoje algumas alternativas. Vamos as dicas:


Frutas - Num lanchinho da manhã, eu sempre opto por alguma fruta. Qualquer uma, menos tomate (sim, é fruta). São carboidratos do bem, que cumprem bem a função de saciar a fome e dar energia. Eu gosto de variar de um dia uva, outro maçã, outro pêssego e vou variando, levo duas ou mais. Quando você gosta(r) de comer, não vai querer comer besteira.

São varias as opções: Leve algumas frutas com linhaça, aveia, chia ... ou as coma naturalmente, também é muito nutritivo. Veja:

 issoisso e isso aqui.






Sucos naturais - Uma ótima opção para qualquer hora. Tem os mais grossos e mais 'ralos', ambas são boas. Prefiro as mais grossas, tem uma maior concentração de nutrientes e obviamente 'enche mais a barriga' ou melhor dizendo, sacia a fome ou 'tapeia a barriga'. Você pode leva-los em garrafas,  potes (fica uma graça e tem mais espaço) ou outro recipiente. Quanto mais fresco estiver, melhor!


Uns bons sucos são os de Goji Berry (imagem acima), suco de abacaxi e hortelã, suco de chá verde e uva, suco de couve com laranja. Muitas variedades de sucos que misturam hortaliças, frutas, ervas e verduras. Tem os sucos antioxidantes, suco detox, sucos diuréticos, sucos anticelulites, sucos antioxidantes, sucos antibarriga, sucos termogênicos, sucos vitaminados, sucos verdes e outros; esses com certeza você já ouviu falar e só falta fazer.






Sementes, Castanhas e Nozes - De um tempo pra cá, tenho ficado bem apaixonada por nozes, sementes, castanhas e qualquer outro semelhante. Deve ser por causa de quando eu descobri seus inúmeros benefícios e viraram modinha 'boa' de saúde. Como eu poderia imaginar que umas miudezas dessas pudessem fazer tão bem para a saúde e beleza? Tento sempre acha-las em feiras ou lojas especializadas, não encontro. O bom é que pode comprar algumas nosite Nuts, no conforto do seu computador. 

As sementes, castanhas, avelãs e nozes podem entrar nas bebidas e nas comidas facilmente. Dão uma crocancia e sabor diferenciado, normalmente doce ou agridoce, entre os outros elementos. Nas sementes você pode investir em Linhaça, Amaranto, Chia, Quinua, Aveia, Gergelim, Semente de Girassol e Mostarda. As castanhas: Castanha do Pará, Amendoim, Castanha de Caju. Noz: Macadâmia, Pistache, noz comum e noz pecan. 



Comidas Alternativas - No mundo delicioso das receitas, tem aquelas comidas de babar. As doces e gordurosas são as piores, para uma alimentação saudável. Seu gosto é delicioso e depois de comer você fica feliz, depois é que o resultado da comida vem a tona. O acumulo do hábito resulta no famoso "pineuzinho" que homens e mulheres odeiam. Saiba que uma comida saudável não preçisa ser ensossa ou com gosto ruim, pelo contrario. Tem muita comida gostosa que é saudável. 

Não precisa deixar de comer um bolo de chocolate, troque os ingredientes e resolvido. O mesmo serve para algum prato salgado e os outros doces. Essas 'comidas alternativas' mudam o sabor para talvez melhor ou de sabor idêntico. Faço muitas dessas alterações quando tenho os ingredientes. 



Barras de cereal - Não sou uma fã de barra de cereais e confesso que muitas são tão doces quanto caramelo. Como não sou muito chegada em comidas doces, as que exageram não são pra mim, com certeza. Eu comprava qualquer uma de supermercado e não prestava atenção na tabela nutricional, que muitas vezes é mudada e engana o consumidor inocente. Apesar de eu não gostar, não quer dizer que elas (contadas no dedo) não sejam saudáveis e ótimas para um lanche. Afinal, não rápidas para consumo e saciam a fome. 

Eu não posso indicar nenhuma marca que tem suas barras de cereal boas, não sei uma especifica. Só posso dar a dica de observar e entender (mesmo!) a tabela nutricional do alimento. Prefira as menos doces, já sabe o motivo né? 

Para você que assim como eu prefere fazer você mesma, saber exatamente os ingrediente do que consome. Separei duas receitas de cereais integrais que parecem ser bem saborosos e são saudáveis. 
Quando tiver a prática, pode muito bem inventar e reinventar receitar. Vamos as receitas: 

Barrinha de Granola com chocolate
É a barra de cereal ideal para você que não é acostumado com o sabor ou não gosta das que comeu. E de quebra que comer uma com chocolate, que você tanto gosta.

Barra de cereal/granola caseira
A barra de cereal ideal para você que prefere uma mais saudável que sacie da melhor forma a sua fome. Ajudando 'ainda mais' o seu organismo a funcionar melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está aguardando moderação para ser mostrado.