Páginas

26 setembro, 2014

Como amenizar os efeitos da TPM



Toda mulher deveria conhecer perfeitamente o seu corpo. O desenvolvimento de cada parte. Quando começamos a menstruar tudo muda. O corpo se desenvolve mais rápido e é o começo da transformação de criança para a adolescência e mais tarde a fase adulta. Nem todas podem ter, por um problema hormonal. 

Quando essa fase chega, em volta de 12 - 15, é uma belezura. Sua mãe diz que você esta virando moça e espalha para todo mundo, o meu caso. Depois é que descobre a melecada que é todo mês ter que aturar essa bendita TPM + muito sangue. 

O melhor é que muitas vezes ela atrapalha sua vida. Ela vem bem quando está nas férias curtindo a praia, vai para uma super festa se esbaldar na pista de dança, vai andar de bicicleta; Quando o sangue mela sua roupa? MICO daqueles. Só para estragar.

Vou te dizer uma coisa, tem jeito. Claro que não ter efeito algum. E sim de amenizar, amenizar muito. Tanto que praticamente não vai sofrer com bipolaridade, dores na coluna, no útero ... Se for aplicada, essa missão vai ser molezinha.

Comecei a fazer e garanto, funciona. Mas vou logo te avisar, vai ter que fazer durante o ano. Para ter resultado. Se quiser fazer em dias antes da menstruação vai ter mínimos efeito. Mulheres agradecem e os homens mais ainda, "minha namorada não vai ficar possuída". Valorize a mulher, ela aguenta tudo isso. E você não (homem).

Efeitos comuns da TPM


Bipolaridade
Estresse
Ansiedade
Nervosismo
Dor na lombar
Dor na barriga
Fadiga Intensa
Enfraquecimento do cabelo
Desejo por comidas
 Sensibilidade dos seios
Inchaço ou sensação de gases
Dor de cabeça
Problemas para dormir

Os sintomas mudam de pessoas para pessoas. Fulano pode ter mais que eu ou menos. É coisa de corpo, seu corpo regula o seu. Que fica no grau 1, 2 e 3. O primeiro é mais leve e o terceiro é o mais forte. Muito vezes o 3º grau precisa de tratamento medico para ser controlado. Pois é muito forte e só pode ser controlado com medicação e ordens médicas. Mesmo assim as dicas que vou dizer vão ser muito úteis para o tratamento, potencializando. Se não cuidado do grau da usa TPM, pode muito bem mudar e aumentar. Em qual dos três você se encaixa? Veja e identifique. 

Os níveis de TPM


Grau 1 : Se tiver sorte vai tê-la. É o mais próximo de ter menos sintomas sem cuidar. Quando aparecem sintomas. Dor de cabeça ou dores pelo corpo vão ser poucas. Não vai sofrer muito qualquer problema de comportamento. Seu humor permanece o mesmo, exatamente. Não tem muita vontade de comer besteiras, seu apetite diminui ou fica igual. Os seus seios ficam delicadamente doloridos. A pele dica no mesmo aspecto. A memória não é afetada. 

Grau 2: Entanto pior que o primeiro, com mais efeitos e mais fortes. Psicologicamente vai estar fragilizada, chorando com fragilidade, reagindo muito nas discussões e se irritando facilmente. Os seios ficam doloridos e o corpo fica inchado. Fica com desejos de comer bastante, principalmente doces e gorduras. Dor de cabeça, coluna e dor na barriga. Logo que começa os primeiros dias da TPM, tem insônias e dificuldades para dormir. Se você tem problemas com espinhas ou tem potencial (é um exemplo) para desenvolver mais facilmente. A memória fica afetada, e esqueço mais logo me lembro. Sem muita tontura, sente as vezes queda de pressão. 

Grau 3: O pior Psicologicamente você vai estar muito delicada. Senti-se deprimida, angustiada, aciosa, estressada e nervosa. Na tentativa de ficar melhor (sabe na nada inocente) come muito chocolate, ou sorvete ou bolo ... quando mais doce e gorduroso melhor; É incontrolável. Quando a TPM vem, você percebe de cara. O corpo fica inchado, os seios doem e o intestino fica preso, podendo ganhar 1, 2 ou mais kg. Também sente fadiga, cólicas fortes, barriga inchada e uma dor de cabeça muito forte, que para parar é preciso um remédio muito forte. Quase não dorme, passa noites em claro e fica excessivamente sonolenta. Os problemas de pele se agravam e aparecem outros para piorar. A memória fica péssima, esquece de praticamente tudo. Esquece de coisas importantes e dificulta a concentração. Fica muitas vezes tonta, demorado e de forma intensa. 

Quer fazer um teste para comprovar: MdeMulherCiências e SaúdeRevista ShapeAtrevidaDieta jáTeste grátis e APP de monitoramento e período fértil, aqui.

Como amenizar

Durma bem 

Dormir bem é sempre bom, na TPM é duas vezes melhor. Assim ajuda no metabolismos e desenvolvimento de todo o corpo. Uma pessoa descansada vale por duas cansadas. Durma pelo menos 6 horas por dia, o mínimo. Se conseguir, durmais mais de 8 horas. Mas, depende de pessoa para pessoa. Descubra quantas horas é necessária para ficar bem descansada. Veja todo dia quanto lhe sacia. Não durma muito e nem pouco. Quem dorme muito, deixa os órgãos desregulado. Coração trabalha lento, floxo de sangue é lento, etc. Além de ter problemas como mais decorrência para parada cardíaca. 

Exercícios regularmente 

Faça exercícios no mínimo 3 vezes por semana, e vá aumentando mais. Para não correr risco de lesões. Uma boa dica é dançar (zumba, etc), praticar natação, boxe ou qualquer outra atividade que exija agilidade. Quer umas mais leves; comece com caminhada, alongamento, ioga ou pedalada devagar. Não quer recorrer aos medicamento, os exercícios são uma ótima opção. Pois "Quando fazemos exercícios, eles funcionam como analgésico, ativa a menstruação e tira o foco dador no útero. Tem menos fluxo menstrual (dura menos dias) e menos propensão para cólicas".

Medite

Meditar é ótimo, tanto nessa fase quanto não. Quando se está na TPM é muito comum que se fique estressado. Faça essa atividade leve e gostosa. Para acalmar os nervos. Feche os olhos e apenas escute o que te rodeia. Os seus batimentos cardíacos, o som de grilos, gotas caindo; o que for. Quando sua mente está trabalhando, você pensa em muitas coisas e os detalhes irritam. Na meditação, você não pensa em nada e os detalhes deixam ajudam. No começo pode ser que não consiga de cara, depois de um tempinho se acostume.  Comece já!

Saia com os amigos ou namorado

Sair com os amigos é sempre muito divertido, sempre um zoação cá e lá. Não exites mal humor que aguente. Vá para balada, museu, café ou qualquer outro lugar legal. SE divirta e esqueça de que está assim. Com o namorado, fique em casa descansando. Costumasse estar carente, procure o amado e peça mimos. Filmes de romance , séries, massagem, cafuné e beijinhos. Qualquer coisa que faça ser muito especial, você merece.

Refeições saudáveis

Todo mundo sabe que devemos comer de três em três horas, um lanche de intervalo entre cada refeição. Se você trabalha ou estuda vai comprar besteira para comer. Como doces, gorduras, frituras e combinações mal feitas. A correria do dia - dia atrapalha quem quer ter uma vida saudável, você não sabe como aquela comida foi feita. Leve uma fruta ou um outro lanche saudável. Economiza energia: Ter que sair do seu canto, Economiza dinheiro: Não precisa comprar aquelas comidas caríssimas e Economiza transporte: Caso for ir para um restaurante, não precisa gastar com gasolina, táxi ou ônibus. Se caso alguém falar, deixa, as pessoas falam merda demais. E você não precisa gastar saliva com recalcadas e recalcados que não tem o que fazer, só falar da vida dos outros. Pense em você e o outro, nem existe tá?

Pequenas porções

Em cada refeição, coma pouco. O bastante para saciar a fome, não dar dor na barriga de tão cheia. Se comer muito de manhã, não vai ter fome no lanche da manhã. Assim se repete nas outras refeições. Comer muito deixa o organismo lento. 

Evite sedentarismo e porcarias

Eu falo de beber álcool , fumar e não fazer exercícios. Essas três ações juntas pioram e muito a sua TPM, de se é do primeiro grau vai para um terceiro. Beber álcool resseca todo o seu corpo, principalmente internamente, que á a pior maneira. Casualmente não tem problema, todo não dá. Fumar é um veneno permitido para consumo humano. Ele resseca o corpo, dificulta a respiração, apodrece os órgãos, emagrece drasticamente, etc. Nem se me pagasse. O sedentarismo trava o seus rosto e não coagula muito sangue, fazer qualquer esforço cansar 4 vezes mais que  normal.

Evite comer e beber besteiras

Eu sei que um sorvete é delicioso, um bolo de chocolate é delicioso, chocolate é delicioso, uma coxinha é ... Mas, você tem que se controlar. Isso é muito ruim para você. Qualquer movimento que rápido que fizer, se cansará mais que o normal. Corpo inchada, gazes, menor respiração, coração fraco, veias diminuem, entre outras coisas. E a pior de todas, gorduras extra. Na barriga é a pior, a gordura nesse local solta gazes tóxicos para o resto do corpo. Evite também beber refrigerantes e outras bebidas industrializadas.

Beba muita água e sucos naturais

Beber água é essencial para a vida. Quanto mais beber água, mais seu corpo fica hidratado e funciona num todo melhor. O recomendado é beber 1 litro ou 2 litros de água por dia. Beba o máximo que puder, de forma uniforme. Os sucos naturais são ótimas fontes de energia e vitamina. Beba ambos ao máximo. Nada beber o industrializado, natural é bem melhor. Água de coco é uma opção para hidratar e fortificar todo o corpo. Dez de o cabelo, até a unha do pé mindinho.

Procure especialista

Caso sua TPM seja da forte. Que não consiga aguentar de tanta dor e sofrimento. Procure um especialista que vai lhe indicar a melhor solução para o seu problema. Na maioria das vezes, essa dor descontrolada não é apenas cólica. Seu corpo dá sinais de que não está bem, veja logo para ver o que você tem. Quanto mais cedo reconhecer e tratar o que tem melhor, para que não se agrave. Ele(a) vai lhe indicar um tratamento de acordo com os exames e vai ajudar bastante. Não precisa ser sofrido.