Páginas

04 outubro, 2014

Curtas de animação inesquecíveis


Mais uma nova paixão. Curtas metragens de animação! Nunca fui fã dos curtas, nem assistia; Mas adoro animações (em geral filmes). Depois de assistir um em especial, fiquei apaixonada. São histórias muito boas em um espaço de tempo muito curto, que abordam de forma muito direta. Em pouco tempo, não dá para esticar muito a história, se não não passa o recado. Que é alguma crítica política ou social, uma história de amor, uma história intrigante, retratos da vida real e do imaginário e dilemas para a vida. Sempre tem alguma coisa bonita para ensinar. As histórias que se contam não são vistas em livros ou filmes infantis. Por isso que são umas das categorias do Oscar.


A ilha


O curta de animação brasileiro lançado em 2008, mas poderia muito bem ser hoje. Por esse ponto de vista, não mudou muita coisa. Fui indicado ao Oscar, mas não ganhou, em compensação foi muito premiado. A história é a seguinte: A bateria do celular descarrega e ele só vê concreto. Ao atravessar a rua, ele fica ilhado no trânsito, como estamos. A mensagem é que as pessoas estão prezas a tecnologia e o mundo corrido, o mundo tem muita coisa para oferecer. Tudo com muito humor.


A dama y La  muorte


Foi indicado ao Oscar de melhor curta metragem, em 2012. Essa senhorinha é viúva, solitária e quer muito morrer para reencontrar seu amado marido. Numa noite ela morre, quase, e é levada ao hospital. O médico briga com a morte para revivê-la. No entanto ... assiste e descobre. A mensagem é engraçada e bonita ao mesmo tempo. Mostra que a medicina quer a todo custo "salvar" vidas, fazendo de um tudo para isso. A verdade é que nem todos querem viver, apenas morrer e isso é uma natural. Nascemos e morremos, não é nada monstruoso.


The Lost Thing


Foi o ganhador do Oscar e digo que é merecido, uma com dinâmica de contexto bem "diferente" e é assim que somos não é?. Um homem é catador de tampinha de garrafa e de repente ele encontra uma coisa bem diferente/incomum. Logo fica amigo da "coisa" e quer descobrir o que é a coisa e sua origem. Uma história tão linda e que é vivida por muitas pessoas hoje [em outro contexto]. Que mostra que tem muitas pessoas perdidas, basta olhar. As pessoas não percebem ou não ligam , porque estão preocupadas apenas com os problemas em seu mundo. Tem muita coisa acontecendo em volta, contribuir para melhores te faz "diferente" dos outros.


  O avião de papel (Paperman)


Ganhou o Oscar de 2013, sendo produzido pela inovadora equipe da Walt Disney. Que vem fazendo um pelo trabalho na categoria, como atribuição ou Com cenário minimalista, em preto e branco. É aquele curta que você vê várias e várias vezes e no final de todas seu coração suspira, te fazendo acreditar que "sim" exite amor a primeira vista. O curta segue a história de um jovem solitário que vive e trabalha em Nova York, numa rotina desgastante. O destino lhe reserve um encontro casual de uma bonita mulher na ida de manhã ao trabalho. Ele percebe que o amor da sua vida foi embora. O destino reserva o reencontro, ele no trabalho e ela num arranha - céu ao lado. Com uma pilha de de papeis, esperança e criatividade tenta chamar sua atenção. Ele não sabe o que o destino reserva para ele, numa pilha de papel. Inesquecível!


Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore


O curta de animação vencedor do Oscar de 2012 é inspirada no ator e diretor Buster Keaton (por isso tamanha semelhança com o personagem), apresentando novas técnicas de animação [stop-motion, miniaturas, computação gráfica, animação 2D]. O diretor disse: " É uma história de pessoas que devotam suas vidas aos livros e livros que retribuem o favor", lindo não?. Na história, Enquanto o protagonista lê seu livro preferido, acontece o furação Katrina - Em nova Orleans em 2005 -, a cidade é destruída, o conteúdo do livro é perdido. Ele para no mundo do livros, onde os seus donos reencontram novos companheiros. Ficando mais felizes e ganhando novamente cor (cor = felicidade). Ele se dedica á dar livros para as pessoas, reviver livros e reescrever incessantemente o seu.


Out of Sight


Curta metragem produzido por três estudantes da graduação de fim de curso do National Taiwan University of Arts. Conta a história da Chico (nome da menina, mesmo não parecendo) que é cega e com seu cão guia Gogo, vive aventuras pela cidade no caminho de sempre. Um dia Gogo se solta da coleira, depois de passar por uma cerca e vai correr atrás do bandido que roubou a bolsa de sua dona. Sem seu cão-guia, ela usa sua imaginação para anda pela cidade e encontrar Gogo [Através de um graveto, que ela imagina ser uma varinha, desbrava a cidade como uma bruxinha. E com sons e cheiros deduz o que cada seria, de forma mágica e criativa].


 La luna


O curta é o resultado da Pixar com parceria da Disney, produzido pelo diretor Enrico Casarosa. É a história de um garotinho que vai pela primeira vez ver o trabalho do seu pai e avô. Eles estão no mar e o barco para em frente a lua. Qual é o trabalho deles lá? Quando você descobrir/ desvendar o mistério, vai sair com um sorriso no rosto. Muito gracinha o curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está aguardando moderação para ser mostrado.